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Como funciona o algoritmo SEO no Google?

publicado por fuel -

11/01

Entender como funciona o algoritmo SEO no Google, e conseguir aplicá-lo, pode ser o que o seu negócio precisava para alcançar bons resultados!

Esse algoritmo é essencial para que a sua página web, seja site, blog, landing page, ou outras, estejam bem posicionadas em sites de buscas.

O SEO consegue ranquear suas páginas, o que faz com que sua marca apareça em relevância para o usuário na hora que ele busca o que precisa, tendo ligação com o seu negócio e palavras-chaves.

Para te ajudar, falaremos neste postblog sobre o que é um algoritmo, mais sobre o SEO, e o principal: como funciona o algoritmo SEO no Google. Aproveite a leitura, e qualquer dúvida é só falar com a gente!

O que é SEO?

Antes de entender o que é um algoritmo ou como ele funciona no Google, você precisa saber antes o que significa “SEO” se ainda não ouviu falar, porque é uma informação que vale a pena ter!

“SEO” sigla para “Search Engine Optimization”, é um conjunto de técnicas utilizado para otimizar sites e páginas da internet para os mecanismos de busca, como o Google.

Mas porque ele otimiza esses sites e páginas? Bom, isso acontece porque os mecanismos de busca utilizam critérios próprios para avaliar quais sites podem ser mais interessantes ou que possam ser de maior qualidade. Assim, esses locais oferecem o que eles acham ser a melhor resposta e experiência para aquele usuário em específico.

E por esse motivo, o SEO auxilia na otimização da sua página, fazendo com que ela comece a aparecer nos primeiros resultados de pesquisa das páginas dos buscadores mais utilizados, dessa forma você obtém melhores resultados, ganhando mais tráfego orgânico e um posicionamento de destaque em relação a outras marcas.

O que é o algoritmo do Google e como ele funciona?

De forma resumida, o algoritmo do Google é como se fosse uma sequência lógica de instruções, que são iniciadas toda vez que um usuário realiza uma pesquisa.

Para que isso seja possível, o algoritmo do Google conta com um conjunto de operações responsáveis pela definição da ordem dos resultados que são encontrados durante a pesquisa, além de ter um ranqueamento e apresentação específicos para cada usuário.

A intenção por trás desse método é solucionar um problema, do usuário no caso, de forma rápida e eficaz, buscando oferecer algo perfeito para ser exatamente aquilo que ele estava buscando.

Tudo isso, aliado aos critérios usados pelo Google permitem que a plataforma consiga apresentar para cada busca uma lista de páginas ranqueadas por ordem de relevância.

E como nos dias atuais existem uma infinidade de páginas e conteúdos, é preciso compreender a lógica desses critérios para que a sua marca consiga se ranquear bem.

Mas como funciona na prática? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem, inclusive a gente, porque não é algo que está completamente certo e definido.

O algoritmo lê todo o conteúdo do site, analisa e classifica, é assim que podemos dizer que ele funciona, o que sabemos é que é levado em consideração na classificação itens como:

  • Análise das Palavras

Você deve escolher bem as palavras que quer usar nos seus conteúdos e páginas, isso porque o Google é capaz de entender tudo o que está ali escrito, até mesmo reconhecer significados, mesmo com erros de digitação.

Por isso, quando um usuário pesquisa coisas mais específicas, mesmo que escrito de forma errada, ele poderá receber exatamente aquilo que deseja.

  • Correspondências de Palavras-Chave

As palavras-chave que você define e são utilizadas são muito importantes para auxiliar em um bom ranqueamento, mas claro que é necessário que elas tenham ligação com o conteúdo e não estejam jogadas ali de qualquer maneira, caso isso aconteça o resultado pode ser diferente do que espera.

Isso porque, o Google oferece resultados tendo como objetivo responder a pergunta feita e não uma repetição do termo pesquisado.

  • Classificação de Páginas Úteis

O Google quer oferecer o melhor ao usuário, por isso o importante aqui é mostrar páginas com uma boa reputação. Ou seja, que elas possam ter outros conteúdos de qualidade para o usuário além daquele pesquisado, ou também, que já tenham outras páginas com boas colocações em seu ranqueamento.

  • Interpretação de Contexto

O fator de interpretação de contexto possui grande relação com a personalização da experiência do usuário. Para aqueles que permitirem que a ferramenta tenha acesso a sua localização e utilização de aplicativos, por exemplo, o Google terá mais facilidade para indicar resultados que façam mais sentido para seus perfis.

Esses são apenas alguns dos fatores que contribuem para uma marca se ranquear bem nas pesquisas, e agora que você já sabe o básico do algoritmo do Google, que tal aplicá-lo? Se você ainda não se sente seguro, não tem problema, nós podemos te ajudar!

Nós iremos trabalhar juntos para pensar, e colocar em prática, as principais estratégias para levar o seu site até o topo, venha conversar com a gente!

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