Não sabe como montar uma loja virtual? Essa é uma das dúvidas mais comuns para quem quer investir em um e-commerce, ainda mais com a quantidade de opções de plataformas que existem para isto.
Cada vez mais as pessoas estão investindo neste mercado, porque criar uma loja virtual é bem mais barato e rápido em comparação com estabelecer uma loja física.
Para as vendas online, não existem limites, o tráfego é livre para receber quantos clientes quiser, a qualquer hora do dia ou da noite, estejam eles onde estiverem.
E aí, preparado para se tornar um empresário de sucesso? Aprenda agora mesmo, como montar a sua loja virtual do zero!
Defina qual será o seu investimento para abrir a loja virtual

Saber quanto deve investir na sua loja virtual depende de muitos fatores, como: os tipos de produto que serão disponibilizados, se terá uma estrutura própria ou se estará em marketplaces, os meios de entrega e logística, estratégias de marketing, entre outras.
Para facilitar o primeiro ano da sua loja virtual, o ideal é dividir o que você considera ser o seu montante inicial em 12 partes. Assim você vai garantir capital para esse primeiro momento, sem precisar colocar suas operações em risco, comprometer o fluxo de caixa ou também, o funcionamento do seu negócio.
Regularize a sua loja virtual

O primeiro passo para regularizar a sua loja virtual é abrir um CNPJ.
De preferência como um “Microempreendedor Individual” (MEI). Com ele você garante seus direitos trabalhistas, age em conformidade com a lei, e ainda pode emitir notas fiscais.
Além de se preocupar com o CNPJ, você também precisa ter atenção à legislação quando se trata de uma loja virtual, como o Código de Defesa do Consumidor e a Lei do E-commerce.
Escolha a plataforma para montar a sua loja virtual
Uma das coisas mais importantes na hora de montar uma loja virtual é a escolha da plataforma onde ela estará presente.
Então neste momento não precisa ter pressa, observe as funcionalidades e características de cada plataforma. Esse cuidado é tão importante, porque é ali que você vai conseguir fazer o controle das suas vendas e também, a exposição do seu negócio online.
Você precisa achar aquela plataforma que combina exatamente com o que quer para a sua loja virtual. Análise se é possível realizar tarefas, como:
- Cadastrar e incluir os produtos facilmente;
- Gerenciar os preços e o estoque;
- Organizar as formas de pagamento;
- Sistematizar as entregas;
- Garantir a segurança dos dados.
Com isso em mente, você também precisa saber que existem três tipos de plataformas para criar a sua loja virtual, sendo elas:
- Gratuitas – Elas oferecem boas possibilidades de personalização, mas podem ser instáveis e de difícil manutenção;
- Pagas – Com elas será preciso deixar uma pequena porcentagem sobre as vendas realizadas. Porém, os softwares são confiáveis e com ótimos serviços de atendimento, mas a personalização pode ser reduzida;
- Próprias – Com esse tipo é possível ter uma total personalização, mas exige uma equipe especializada para mantê-la.
Montar uma loja virtual pode ser muito mais trabalhoso do que você imaginava, não é mesmo? E estes passos são apenas os iniciais, depois da escolha da plataforma existem várias coisas a se fazer ainda.
Lembre-se, apesar da facilidade de vender em uma loja virtual, assim como no comércio físico, ela também exige planejamento, estudo de mercado e investimento de tempo, dinheiro e esforço.
Mas, agora, você já tem uma visão geral sobre os principais pontos que precisa considerar no seu planejamento. E, se você quiser uma ajuda para dar o passo inicial para colocar a sua loja no ar, venha conversar com a gente!
Temos experiência no assunto e podemos te ajudar em todas as etapas da criação da sua loja virtual.