fbpx
 

acompanhe nossas redes

+55 18 3928-1160

Rua Dr. Waldemar F Motta, 95

Vila Formosa, 19050-110

Pres. Prudente / SP – Brasil

title

Como montar uma loja virtual?

publicado por fuel -

11/07

Não sabe como montar uma loja virtual? Essa é uma das dúvidas mais comuns para quem quer investir em um e-commerce, ainda mais com a quantidade de opções de plataformas que existem para isto.

Cada vez mais as pessoas estão investindo neste mercado, porque criar uma loja virtual é bem mais barato e rápido em comparação com estabelecer uma loja física.

Para as vendas online, não existem limites, o tráfego é livre para receber quantos clientes quiser, a qualquer hora do dia ou da noite, estejam eles onde estiverem.

E aí, preparado para se tornar um empresário de sucesso? Aprenda agora mesmo, como montar a sua loja virtual do zero!

Defina qual será o seu investimento para abrir a loja virtual

Saber quanto deve investir na sua loja virtual depende de muitos fatores, como: os tipos de produto que serão disponibilizados, se terá uma estrutura própria ou se estará em marketplaces, os meios de entrega e logística, estratégias de marketing, entre outras.

Para facilitar o primeiro ano da sua loja virtual, o ideal é dividir o que você considera ser o seu montante inicial em 12 partes. Assim você vai garantir capital para esse primeiro momento, sem precisar colocar suas operações em risco, comprometer o fluxo de caixa ou também, o funcionamento do seu negócio.

Regularize a sua loja virtual

O primeiro passo para regularizar a sua loja virtual é abrir um CNPJ.

De preferência como um “Microempreendedor Individual” (MEI). Com ele você garante seus direitos trabalhistas, age em conformidade com a lei, e ainda pode emitir notas fiscais.

Além de se preocupar com o CNPJ, você também precisa ter atenção à legislação quando se trata de uma loja virtual, como o Código de Defesa do Consumidor e a Lei do E-commerce.

Escolha a plataforma para montar a sua loja virtual

Uma das coisas mais importantes na hora de montar uma loja virtual é a escolha da plataforma onde ela estará presente.

Então neste momento não precisa ter pressa, observe as funcionalidades e características de cada plataforma. Esse cuidado é tão importante, porque é ali que você vai conseguir fazer o controle das suas vendas e também, a exposição do seu negócio online.

Você precisa achar aquela plataforma que combina exatamente com o que quer para a sua loja virtual. Análise se é possível realizar tarefas, como:

  • Cadastrar e incluir os produtos facilmente;
  • Gerenciar os preços e o estoque;
  • Organizar as formas de pagamento;
  • Sistematizar as entregas;
  • Garantir a segurança dos dados.

Com isso em mente, você também precisa saber que existem três tipos de plataformas para criar a sua loja virtual, sendo elas:

  • Gratuitas – Elas oferecem boas possibilidades de personalização, mas podem ser instáveis e de difícil manutenção;
  • Pagas – Com elas será preciso deixar uma pequena porcentagem sobre as vendas realizadas. Porém, os softwares são confiáveis e com ótimos serviços de atendimento, mas a personalização pode ser reduzida;
  • Próprias – Com esse tipo é possível ter uma total personalização, mas exige uma equipe especializada para mantê-la.

Montar uma loja virtual pode ser muito mais trabalhoso do que você imaginava, não é mesmo? E estes passos são apenas os iniciais, depois da escolha da plataforma existem várias coisas a se fazer ainda.

Lembre-se, apesar da facilidade de vender em uma loja virtual, assim como no comércio físico, ela também exige planejamento, estudo de mercado e investimento de tempo, dinheiro e esforço.

Mas, agora, você já tem uma visão geral sobre os principais pontos que precisa considerar no seu planejamento. E, se você quiser uma ajuda para dar o passo inicial para colocar a sua loja no ar, venha conversar com a gente!

Temos experiência no assunto e podemos te ajudar em todas as etapas da criação da sua loja virtual.

O que é a Nuvemshop? Conheça a plataforma!

O que é a Nuvemshop? Conheça a plataforma!

Contar com uma plataforma que te ajuda na gestão da sua loja virtual, só traz benefícios, isso porque otimiza o trabalho e torna os processos mais fáceis. Em um outro artigo indicamos algumas plataformas onde você pode montar a sua loja virtual, e a Nuvemshop foi uma...

ler mais
Plataformas de Ecommerce para montar sua Loja Virtual

Plataformas de Ecommerce para montar sua Loja Virtual

Se você quer ter um espaço próprio para o seu ecommerce, uma plataforma pode ser a solução para facilitar todo esse processo da criação de um site. Mas como nem tudo é perfeito, existem vários tipos de plataformas e você precisa escolher a ideal que vai se adequar às...

ler mais
Loja virtual paga, gratuita ou própria: qual escolher?

Loja virtual paga, gratuita ou própria: qual escolher?

Hoje em dia é algo básico e fundamental que o seu negócio esteja presente no digital. E existem diversas possibilidades para fazer isso, e uma delas são as lojas virtuais. E se você quiser saber mais sobre como montar a sua loja virtual, pode conferir no nosso outro...

ler mais