Se você possui um negócio online, ou trabalha o marketing digital da sua marca, deve ter como objetivo aumentar os resultados e atrair mais clientes, e para alcançar essas metas vai ser necessário investir em tráfego online.
Dentro da estratégia existem vários tipos, sendo dois dos principais: o tráfego pago e o tráfego orgânico.
Para que possa entender melhor o que é cada um deles, preparamos este artigo que explica as diferenças entre o tráfego orgânico e o tráfego pago, para que você consiga decidir qual deles escolher. Confira!
Antes de mais nada, o que é tráfego?
O tráfego online é o fluxo de acessos que a sua página recebe, ou recebeu.
Fazer o acompanhamento desses dados de acesso é algo fundamental, isso porque pode te mostrar como está a popularidade da sua página, além de saber se a estratégia de marketing usada está surtindo efeito.
De forma geral, quanto mais tráfego você tiver, maior vai ser a visibilidade do seu negócio, produto ou serviço que está naquela página, e quanto mais público, melhores serão as chances de conversão em vendas.
Agora que você já sabe o que é o tráfego, apresentaremos duas das principais formas para trabalhar o tráfego em uma página online!
O que é “Tráfego Pago”?
No “Tráfego Pago”, como o próprio nome diz, você vai precisar investir dinheiro para que sua página seja divulgada em locais específicos, e assim receber mais visitas.
Esse tipo de divulgação paga pode impulsionar, por exemplo: o seu site, uma promoção dos seus produtos ou serviços, conteúdos produzidos pela sua marca, como artigos de blog, entre outras opções.
Mas não pense que é tão fácil criar um anúncio de tráfego pago, essa modalidade tem algumas particularidades, uma delas tem ligação com alcance e segmentação. Para que seja possível configurar um anúncio pago é preciso traçar o perfil do público-alvo desejado, além de outros dados que são necessários.
Outro detalhe importante está na durabilidade dos anúncios, o tráfego pago realmente traz bons resultados imediatamente, porém o seu prazo de validade é curto, é por isso, se quiser continuar recebendo acessos vai precisar investir mais, ou criar novos anúncios constantemente.
O que é “Tráfego Orgânico”?
Diferente do tráfego pago, o “Tráfego Orgânico” não precisa de investimento financeiro.
Isso porque todo o acesso dos usuários é feito de forma espontânea, ou seja, as pessoas acessam a página por iniciativa própria, depois de fazer uma pesquisa sobre determinado assunto, produto ou serviço e escolher justamente o link do seu negócio.
Para que você consiga esse acesso espontâneo, é necessário saber usar algumas estratégias de marketing, que ajudam a induzir o público a visitar aquela página ou consumir o conteúdo que você está oferecendo.
Uma das técnicas principais que podem ser trabalhadas é o SEO.
Através de bons conteúdos, e com as palavras-chaves certas, a sua página pode se destacar das outras e receber visitas, mesmo sem ter qualquer investimento financeiro.
Entre as duas modalidades, qual delas é a melhor?
Se você está em dúvida sobre qual delas usar, nós temos uma solução para você: opte pelas duas estratégias!
Por que escolher entre elas, quando você pode unir os leads qualificados orgânicos, com os resultados rápidos e eficazes do tráfego pago?
É claro, que ambas não vão magicamente alcançar o que você imagina de primeira, é preciso antes analisar as táticas de pesquisa paga e orgânica, entendo que são complementares, e que também o resultado que espera depende do planejamento de marketing e dos objetivos que devem ser atingidos.
Ficou com alguma dúvida, ou precisa de ajuda para realizar tráfego pago e orgânico do seu negócio? Nós podemos te auxiliar, venha falar conosco!