Hoje em dia é algo básico e fundamental que o seu negócio esteja presente no digital. E existem diversas possibilidades para fazer isso, e uma delas são as lojas virtuais. E se você quiser saber mais sobre como montar a sua loja virtual, pode conferir no nosso outro artigo.
Mas voltando ao assunto, as lojas virtuais podem ser pagas, gratuitas ou próprias, por isso nesse artigo iremos explicar quais são os pontos fortes e fracos de cada opção.
Nosso objetivo é que você consiga identificar qual tipo de plataforma é a ideal para a sua necessidade. Preparado? Então comece a leitura!
Loja Virtual Paga
Uma loja virtual paga, na maioria das vezes ela já vem pronta, e não é possível fazer alterações em relação ao visual, apenas inserir coisas básicas. Por isso, esse tipo também é chamado de “loja alugada”, já que você tem que pagar um valor mensal pelo uso da plataforma.
Essa opção de plataforma é indicada para aqueles empreendedores que têm pouca ou nenhuma experiência no mercado digital. Já que normalmente oferecem suporte técnico especializado por um baixo custo.
Vantagens:
– As lojas virtuais prontas são mais baratas que as criadas do zero;
– Não é preciso fazer manutenções, e caso seja necessário, o valor dessas manutenções já está inserido na mensalidade, então não será um custo extra;
– É fácil colocar a loja no ar, já que a plataforma está pronta e só é preciso ser configurada para que comece a vender.
Desvantagens:
– Você tem acesso limitado a sua loja, por exemplo: só consegue acessar ou alterar coisas que estejam disponíveis no painel de administração da loja, algo além disso não será possível;
– Os meios de pagamento em lojas pagas podem ser restritos, então você conseguirá utilizar apenas o que a plataforma oferece;
– O layout da loja paga já é pré-definido, e dificilmente será possível inserir coisas diferentes do que está disponível na plataforma para a sua loja.
Loja Virtual Gratuita
As lojas virtuais gratuitas são plataformas básicas, por isso lojas desse tipo possuem propostas simples.
São ideais para iniciantes que querem entrar no meio digital, mas estão com pouco dinheiro para isso.
Vantagens:
– Custo zero, ou baixo, para montar a loja virtual. Várias plataformas disponibilizam a utilização do local sem precisar de um investimento inicial;
– Para criar a loja virtual e já começar a vender nessas plataformas é fácil e rápido, sem burocracias;
– As plataformas gratuitas são fáceis de mexer porque possuem recursos intuitivos.
Desvantagens:
– As plataformas gratuitas são padronizadas, então você não terá muita liberdade para criar um layout próprio para a sua loja;
– Dependendo da plataforma gratuita, pode existir limites de acessos diários de visitantes, o que pode prejudicar o seu negócio;
– Além disso, em caso de algum tipo de alteração, você dependerá da plataforma para fazer os ajustes necessários.
Loja Virtual Própria
Com uma loja virtual própria é possível ter uma total personalização, desde as funcionalidades, até o visual.
Mas para isso será necessário contar com uma equipe especializada, tanto para criá-la e mantê-la.
Vantagens:
– Permite criar uma identidade própria para o site, utilizando cores, imagens e diversas funcionalidades;
– Uma loja virtual própria pode ter uma alta evolução, porque oferece toda a estrutura necessária para acompanhar as mudanças do mercado;
– Tem um ótimo custo benefício a longo prazo.
Desvantagens:
– Diferente das plataformas pagas e gratuitas, o tipo próprio demora para ser criado e implantado, já que o nível de complexidade do desenvolvimento é maior;
– Em uma uma loja virtual própria o investimento financeiro é maior, porque além da implantação existem também os custos da manutenção deste local.
Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de todas essas opções, qual é a melhor plataforma para você colocar a sua loja virtual?
Isso só você pode responder, mas saiba que a melhor plataforma será aquela que reunir o melhor custo benefício para o seu negócio!
Um detalhe importante é que as plataformas ajudam a alavancar o seu negócio, mas não há nada como contar com um suporte personalizado e focado apenas na sua marca. Venha conversar com a gente e descubra o que podemos fazer por você!