Se você quer ter um espaço próprio para o seu ecommerce, uma plataforma pode ser a solução para facilitar todo esse processo da criação de um site.
Mas como nem tudo é perfeito, existem vários tipos de plataformas e você precisa escolher a ideal que vai se adequar às necessidades do seu negócio!
E para te ajudar nessa missão, separamos algumas das principais plataformas ecommerce usadas atualmente, temos certeza que alguma delas será a certa para você. Tenha uma boa leitura!
Magento

A plataforma Magento é um dos sistemas para ecommerce mais usados no mundo! Isso porque oferece várias vantagens, mas principalmente por atender qualquer tipo e tamanho de negócio, e também, por ser open-source.
Mas, para aproveitar tudo o que essa plataforma oferece é necessário ter um conhecimento avançado em programação. Confira quais são as principais vantagens e desvantagens do sistema:
Vantagens
– Open-Source: a plataforma possui open-source, o que significa “código aberto”. Por esse motivo o proprietário de um ecommerce nessa plataforma consegue acessar o código-fonte e desenvolver a loja virtual do jeito que preferir;
– Personalização: o Magento permite modificar o ecommerce da forma que o proprietário preferir, o que pode ser feito utilizando os módulos que são oferecidos pela própria plataforma, ou alterando o código-fonte;
– Alta performance: o sistema é estável e consegue suportar uma grande quantidade de produtos, isso porque é constantemente atualizada e aprimorada;
– Os recursos são acessíveis: além do código aberto e da personalização, o Magento também oferece outras formas para que você otimize seu site, como a gestão de formas de pagamento, consulta prática do valor de fretes, administração de catálogo de produtos e outros.
Desvantagens
– Plataforma complexa: o funcionamento do sistema é complexo, por isso para realizar qualquer alteração você precisará contar com um desenvolvedor que entenda do assunto;
– Investimento: a plataforma não é acessível para quem planeja investir pouco, isso porque existem os custos do servidor, do domínio, e claro, dos desenvolvedores para cuidar do ecommerce.
Tray

A plataforma Tray é um sistema open-source que oferece soluções desde básicas, até as mais completas, para empresas de todos os portes.
Confira quais são as vantagens e desvantagens de contar com esse sistema de ecommerce:
Vantagens
– Checkout rápido: a plataforma oferece uma otimização do checkout para agilizar o processo de vendas, fazendo com o que o cliente não precise preencher muitas informações na hora da compra;
– Integração: o sistema consegue integrar o ecommerce com marketplaces, que traz muitas facilidades ao cadastramento de produtos nesses canais de vendas;
– Atualização rápida: em poucos cliques é possível realizar alterações, personalizando, retirando ou adicionando informações no seu ecommerce.
Desvantagens
– Serviços e preços: a plataforma oferece diferentes serviços dependendo do valor pago que é pago, então quanto mais alto for o seu investimento mais benefícios o seu ecommerce terá.
Nuvemshop

A Nuvemshop é uma plataforma que permite que empreendedores, mesmo aqueles que não tenham conhecimentos técnicos sobre construção de sites, criem a página do seu ecommerce.
A plataforma é flexível, robusta, e ainda possibilita a integração de várias soluções, como meios de pagamento, envio, fretes, marketplaces, e outros. Veja a seguir algumas da vantagens e desvantagens da Nuvemshop:
Vantagens
– Custo-benefício: os valores dos planos e as formas de pagamento são flexíveis e possuem um ótimo custo benefício, principalmente para quem está começando com o ecommerce pode ser muito útil;
– Sistema prático: a Nuvemshop possui uma interface simples, o que facilita o trabalho dos proprietários, e isso vai desde o controle do estoque até a checagem das informações financeiras.
Desvantagens
– Indicado para lojas menores ou intermediárias: a plataforma é ideal para empresas de pequeno e médio porte, para as empresas maiores as vantagens do sistema não compensam;
– Falta de diferentes idiomas: o sistema não oferece a escolha de idiomas diferentes do português para o seu e-commerce, então se pretende vender para clientes que não falem o nosso idioma procure opções com atuação internacional;
– Poucos canais de atendimento: o canal principal de suporte da Nuvemshop depende do plano, pode ser pelo e-mail ou WhatsApp, mas apenas durante o horário comercial, o que pode ser um problema em momentos de emergência.
Vtex

A Vtex é uma empresa brasileira que se tornou uma das maiores e mais completas plataformas de e-commerce SaaS. Por ser um sistema de excelência tem como objetivo facilitar as atividades de gestão da loja virtual e impulsionar vendas, e para que a experiência seja perfeita em todos os aspectos.
Confira algumas das vantagens e desvantagens da plataforma Vtex:
Vantagens
– Personalização: a plataforma permite personalizar seu ecommerce da forma que preferir, sem qualquer limite;
– Suporte: O suporte da Vtex é ágil. Os atendentes estão sempre disponíveis para identificar os problemas urgentes com as orientações certas;
– Acompanha o comportamento dos consumidores: a tecnologia do sistema Vtex é capaz de identificar tendências e comportamentos dos usuários, e com isso passa a exibir um conteúdo personalizado para cada tipo de cliente.
Desvantagens
– Preço: o valor pago pelo sistema é considerado um investimento alto e que pode não ser acessível para todos os empreendedores;
– Plataforma complexa: muitas informações do sistema são técnicas e objetivas, por isso é necessário contar com uma equipe especializada para cuidar do ecommerce.
Loja Integrada

A Loja Integrada é um sistema que permite que você crie a sua loja rapidamente, e ainda conta com diversos planos para escolher o que melhor se adequa à sua necessidade.
Veja algumas das vantagens e desvantagens da Loja Integrada:
Vantagens
– Investimento: a Loja Integrada possui vários planos, sendo um deles gratuito, e mesmo com as limitações dessa opção pode ser uma boa alternativa principalmente para negócios de pequeno porte;
– Praticidade: o sistema permite que o empreendedor crie e administre o ecommerce sozinho, sem precisar da ajuda de profissionais especializados.
Desvantagens
– Suporte: a plataforma conta com um suporte básico via chat, o que pode fazer com que os problemas e emergências do seu ecommerce sejam solucionados de forma lenta;
– Instabilidade: o sistema da Loja Integrada é instável, e pode deixar a sua loja fora do ar por períodos indeterminados;
– Personalização: quando se trata de customizar itens do site, como layout, cores, fontes e outros, é possível apenas utilizar os templates disponíveis na plataforma.
Encontrou a plataforma de ecommerce ideal?
Com o sistema ecommerce certo, logo você pode começar a vender seus produtos e serviços online!
Eu digo logo, porque depois da escolha, ainda será preciso criar a identidade da sua loja, colocar no ar, cadastrar seus produtos e preparar sua infraestrutura de vendas, e nisso podemos ajudar! Converse com a gente e saiba como iremos fazer isso!