O registro de uma marca é item obrigatório para qualquer empresário. Porque não ter este registro pode trazer diversas consequências, como: levar à perda da marca, ou até mesmo o pagamento de uma multa indenizatória.
Para te ajudar, neste artigo você vai encontrar tudo o que precisa saber para proteger a marca da sua empresa ou negócio.
O que é uma marca?
Uma marca pode ser uma palavra, símbolo, frase, sinal, ou uma combinação dos mesmos que seja capaz de distinguir e identificar um produto, serviço, pessoa ou empresa.
É por meio disso que o público pode reconhecer e encontrar os produtos e serviços dessa empresa.
Ter uma marca é importante para uma empresa porque ajuda a fidelizar os clientes, além de torná-la facilmente reconhecida pelo consumidor.
O que é registro de marca?
A marca de uma empresa carrega a identidade do negócio, sendo o que fortalece o seu espaço no mercado, e por isso é tão importante que você, empresário, esteja atento quanto ao registro de marca.
Aqui, esse registro é feito junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e envolve uma série de etapas e processos, para que tudo saia conforme o planejado. Portanto, é preciso ficar atento à burocracia e às exigências do órgão para a emissão do certificado.
Qualquer tipo de empresa pode fazer esse registro, desde microempreendedores individuais até grandes empresas.
Vantagens de registrar sua marca
A marca do seu negócio é a forma como ele é reconhecido e também como se diferencia da concorrência. Mas além disso, ter uma marca registrada oferece vários benefícios, como sendo alguns deles:
- Evita cópias ou uso indevido da sua marca;
- Resguarda o direito de uso exclusivo da marca;
- Mais credibilidade e reconhecimento para a sua empresa;
- Fortalece suas estratégias de marketing e de comunicação;
- Oferece a possibilidade de franquear seu negócio.
Como funciona o processo de registro?
Para realizar o processo de registro é necessário paciência e tempo, porque possui várias etapas! A fase inicial funciona da seguinte maneira:
- Identifique a classe da marca no INPI;
- Pesquise se o nome da marca não está em uso;
- Procure saber se a marca cumpre os requisitos da LPI;
- Reúna os documentos necessários;
- Faça o pedido no INPI.
Depois de fazer o pedido é preciso acompanhar o processo, isso porque existe o pagamento de taxas e guias que podem variar de caso em caso. Além também de novos documentos que são necessários anexar no registro.
Quais os riscos de não registrar uma marca?
Como o registro não é algo obrigatório, é da sua consciência passar por esse processo ou não, mas é preciso ter em mente o que a falta desse registro pode causar. Confira alguns riscos que você pode correr:
- Infringir marcas de outras empresas, o que pode levar a diversos processos judiciais e o pagamento de altas indenizações;
- Perder o direito de uso da marca;
- Perder o dinheiro com o marketing da marca não registrada;
- Fazer com que a marca perca credibilidade;
- Não ter os direitos legais sobre a marca.
Esses são os principais riscos, mas poderíamos listar outros diversos por não ter o registro de uma marca. E por incrível que pareça, a maioria das empresas não se importam em correr esses perigos.
Mas não cometa os mesmos erros que eles, por mais que o processo de registro de marca seja complicado para quem não conhece sobre, saiba que você pode contar com a ajuda de pessoas que entendam do assunto. Precisa registrar sua marca ou ficou com alguma dúvida? Venha conversar com a gente!