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Quais os cuidados com a Publicidade e Propaganda em Odontologia?

publicado por fuel -

24/11

Estar presente na internet e investir no marketing é sempre algo indicado, não importa qual seja a área do seu negócio, ou profissão. E por isso, assim como qualquer outro profissional, os odontologistas também estão inseridos no meio da publicidade e fazem a propaganda do seu trabalho.

Porém, essa facilidade e ampla divulgação pode gerar conflitos quanto à ética na profissão, já que alguns profissionais abusam das estratégias e exageram nos conteúdos postados nas redes sociais, ou em outro qualquer meio.

Então, para evitar que isso aconteça existem algumas regras, com o que é permitido e proibido. Saiba com mais detalhes a seguir!

A legislação

É essencial que todos os profissionais da área entendam as regras de publicidade e propaganda em odontologia. Assim, evitam qualquer problema por conteúdos publicados de maneira errada.

Caso você não saiba, a publicidade e propaganda em odontologia é regulada pela Lei 5.081 de agosto de 1996, onde são apresentadas algumas ações que ferem a legalidade do exercício odontológico.

Além de que as clínicas odontológicas estão sujeitas às fiscalizações dos órgãos competentes, já que algumas ações são consideradas proibidas pelas Lei.

Essas ações podem ser desde criticar técnicas utilizadas por outros profissionais, divulgar nome, endereço ou qualquer outro elemento que identifique o paciente, oferecer trabalho gratuito com intenção de autopromoção, promover campanhas políticas oferecendo troca de favores, entre outras.

O que é proibido?

Publicar qualquer dado dos pacientes: é proibido divulgar dados, como nome, idade e, até mesmo, a foto de um paciente sem a devida autorização. Isso também vale para aquelas fotos de antes e depois, no caso o profissional pode publicar as fotos apenas se tiver o consentimento do paciente e o uso de direito de imagem.

Concorrência desleal: é proibido criticar publicamente o trabalho de outros profissionais como sendo ultrapassados ou inadequados.

Divulgação de preços e oferta de descontos: os profissionais de odontologia não podem fazer a divulgação de preços dos tratamentos oferecidos. E também não devem falar a respeito de promoções, ofertas ou qualquer outro desconto do gênero, isso é uma infração à comercialização da odontologia.

Anúncio de especialidades não reconhecidas pelo CFO: é totalmente proibido anunciar qualquer técnica, tratamento ou especialidade que não tem comprovação científica ou não é reconhecida pelo CFO. Além também da divulgação de equipamentos e instalações que não tenham o devido registro dos órgãos competentes.

Fazer diagnósticos em veículos de comunicação em massa: o exercício da odontologia só pode ser feito em consultórios devidamente registrados, qualquer ação fora dessa circunstância é considerada uma infração.

O que é obrigatório em qualquer postagem?

Existem itens que são obrigatórios em qualquer conteúdo de clínicas ou consultórios odontológicos, sendo eles:

  • O nome do profissional:
  • O número de inscrição no CFO;
  • O título representativo da profissão de cirurgião-dentista e também de outras profissões regulamentadas pelo CFO (quando houver).

O que é permitido?

Áreas de atuação: os conteúdos podem trazer informações sobre as áreas de atuação do profissional, como também suas especialidades em que é formado e capacitado para atender.

Formas de contato e local de atendimento: o profissional pode divulgar o endereço do consultório, os números de telefone, e-mail, ou qualquer outra forma de contato. Também é permitido citar quais são os convênios e credenciamentos aceitos na clínica ou consultório de odontologia.

Conteúdos informativos: é possível produzir ou compartilhar conteúdos informativos, como infográficos, vídeos, artigos para blog, entre outros. Porém, esses conteúdos devem ser de caráter informativo e não comercial. Eles podem ser usados para orientar a população sobre os cuidados necessários com a saúde bucal.

Como você pode perceber, as regras para a criação de publicidade e propaganda odontológica não são muito rígidas. Apenas é preciso prestar atenção, e assim é possível fazer uma boa divulgação e atrair pacientes sem ferir o Código de Ética.

Gostou do conteúdo? Se tiver qualquer dúvida sobre o tema é só vir conversar com a gente, estamos aqui para te ajudar!

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