O marketing está sempre em busca de ações que melhorem os resultados dos negócios, e para isso podem trabalhar com diversas abordagens, sendo duas delas o Inbound e Outbound Marketing.
Você provavelmente já ouviu falar delas, mas sabe como funciona cada uma, suas diferenças, e como unir as vantagens dessas abordagens para benefício da sua empresa? Para que entenda sobre o assunto, responderemos a todas essas perguntas a seguir.
Assim você vai conseguir escolher a ideal, ou até mesmo unir ambas, para te ajudar a atrair e gerar mais leads para o seu negócio. Aproveite a leitura!
O que é “Inbound Marketing”?
O Inbound Marketing é uma estratégia de prospecção focada no mundo digital, ela oferece várias ações sutis, que vão ajudar a sua empresa a atrair potenciais clientes.
Eu digo sutis, porque essa prospecção começa através de um conteúdo de qualidade que a sua empresa cria e oferece, onde esses futuros clientes vão procurar e consumir por conta própria. Quer ver como funciona esse processo? Confira a imagem:
Como você pode ver, o futuro cliente chega até o seu negócio utilizando mecanismos de busca sobre um conteúdo em específico, e se ele for bom e agradar esse usuário ele pode passar para as próximas etapas.
E no fim, se tornar um lead, que pode até não ser um comprador ainda, mas tem potencial para se tornar um já que apresenta interesse nos produtos ou serviços que o seu negócio oferece.
Algumas vantagens do Inbound
– Custo-benefício: ter um site, perfil nas redes sociais ou até mesmo uma estratégia de e-mail marketing não custa tão caro tendo um ótimo custo-benefício. Mas é claro que quanto mais investir nessas soluções melhores serão os resultados, porém apenas se tiver um conteúdo de qualidade e um trabalho eficiente, com estratégias alinhadas aos objetivos da empresa você conseguirá atrair clientes e ter visibilidade no meio digital.
– Consegue segmentar o público: com essa estratégia você consegue conhecer o público que quer atingir com esses conteúdos, e assim a conexão é mais rápida e eficiente, além de fazer com que a sua empresa economize tempo e dinheiro evitando o público errado.
– É fácil mensurar os resultados: saber se a sua estratégia está dando certo é importante, e com o Inbound isso é fácil de saber. Você pode utilizar plataformas que geram essas informações automaticamente, e saber por exemplo qual a taxa de abertura de e-mails, número de conversões em landing pages, alcance de posts em redes sociais, e outros.
– Automatiza o processo de venda: com o Inbound o seu negócio pode ser encontrado pelos cliente o tempo todo, e não fica preso apenas ao horário comercial. Ele automatiza esse processo o que faz com que você alcance cada vez melhores resultados.
E o que é “Outbound Marketing”?
O Outbound é o “marketing tradicional”, e tem como principal objetivo trazer clientes fazendo uma busca de forma ativa.
Diferente do Inbound, nessa estratégia a ideia é ir atrás do cliente ativamente, e não oferecer um conteúdo de qualidade que possa gerar interesse nesse futuro lead.
Você pode ver esse tipo de estratégia no uso de propagandas nos meios tradicionais de publicidade, como TV, rádio, jornais e outros, e também no meio digital com aqueles famosos anúncios nos vídeos, banners, e-mails em massa e pop-ups.
Algumas vantagens do Outbound
– O retorno do investimento é rápido: por ser uma estratégia em que é feito um contato massivo e ativo com um grande número de possíveis clientes, o retorno é mais rápido. É ainda é possível descobrir esses dados através de um cálculo realizado em que a receita e o custo são levados em consideração.
– Precisão e rapidez nas soluções: como falamos no ponto anterior, os resultados do outbound são de imediato, e por esse motivo se algo não estiver funcionando, é muito mais fácil e rápido identificar para corrigir.
– Validação de persona: o outbound marketing entra em contato com vários leads por mês, e por isso possui informações suficientes para saber se as personas estão corretas, assim como a comunicação utilizada, e caso ela esteja errada isso rapidamente é ajustado.
– Diversidade de canais e mídias: essa estratégia não fica focada apenas nas redes sociais e internet, ela trabalha com várias mídias que possuem ampla disseminação, como TV, rádio, revistas, outdoors, eventos, e outros.
Diferenças entre Inbound x Outbound
Como já dissemos, a principal diferença entre ambas está na abordagem.
O processo do Inbound Marketing é sutil para conquistar os clientes, utilizando conteúdos de qualidade. Onde não é a empresa que chega no futuro cliente, e sim o público que descobre a marca em meios de busca, ou clicando em um link interessante compartilhado na sua rede social, por exemplo.
Já no Outbound Marketing, a estratégia é ir direto até o cliente, utilizando as vezes métodos agressivos, envolvendo a publicidade tradicional, e acontece tanto no meio offline quanto online.
Outra diferença está na segmentação de público, enquanto o outbound precisa encontrar meios ativos de conseguir a atenção dos clientes, o inbound foca nas necessidades e problemas do seu público-alvo, atraindo pessoas que de fato possam se beneficiar dos produtos e serviços que a sua empresa oferece.
Mas para deixar claro, não estamos falando que uma estratégia é melhor que a outra, apenas destacando as características de cada uma para que você saiba qual é a melhor para os seus objetivos.
Como mesclar ambas?
Apesar de serem estratégias diferentes, elas podem ser complementares, e ao invés de escolher uma delas você pode uni-las para obter os melhores resultados para o seu negócio.
Mas claro, isso só será possível analisando as vantagens e medindo os resultados, como qual é o perfil do seu público, a jornada de compra, entre outros pontos.
Só assim saberá se vale a pena mesmo unir ou escolher apenas uma delas, porque cada caso é um caso.
E aí, conseguimos tirar as suas dúvidas sobre as diferenças entre Inbound e Outbound? Qualquer dúvida venha conversar com a gente, estamos aqui para te ajudar!