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O que é “Marketing 5.0”?

publicado por fuel -

12/07

O Marketing 5.0 não é apenas uma “atualização”, e sim algo novo, uma necessidade do mercado. Se tornou uma estratégia necessária para as marcas que querem se conectar cada vez mais com o público.

Podemos dizer que essa nova versão é um “marketing híbrido”, porque a sua principal característica é a união entre tecnologia e o lado mais humano.

Quer saber como isso funciona, suas diferenças das versões anteriores, e como essa novidade pode fazer a diferença no mercado? Continue por aqui e aproveite a leitura!

O que é o Marketing 5.0?

Seguindo o que diz Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno e uma das maiores autoridades mundiais no assunto, o marketing agora passa a caminhar lado a lado com a inovação.

No seu livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”, ele diz que: “O Marketing 5.0 é, por definição, a aplicação de tecnologias que mimetizam o comportamento humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente.”

Mas, mesmo que essa versão foque na tecnologia, ela ainda tem em mente que a humanidade deve continuar sendo o centro do Marketing 5.0. Já que essa tecnologia está ali justamente para ajudar os profissionais de marketing a criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente.

Diferença do Marketing 5.0 das outras versões

Para entender as vantagens dessa nova versão, e as suas diferenças, você precisa saber primeiro o que ela tem em comum com as versões anteriores. Confira abaixo o resumo de cada versão:

  • Marketing 1.0 – esse é o modelo do Marketing tradicional, onde o foco era apenas a divulgação e venda direta dos produtos e serviços em massa;
  • Marketing 2.0 – aqui já existia uma estratégia voltada para as necessidades dos clientes. Assim, as empresas começaram a manter o consumidor no centro na hora de tomar as decisões sobre produtos e serviços, e não apenas com foco na divulgação e venda em massa;
  • Marketing 3.0 – as redes sociais começaram a ser o local onde os clientes falavam sobre os desejos e insatisfações com produtos e marcas, oferecendo material para que as empresas construíssem estratégias para mudar ou oferecer o que eles pediam. Além de que nessa versão as pessoas passaram a buscar nas marcas não apenas a satisfação com o produto, mas também uma ligação com base em seus valores;
  • Marketing 4.0 -com o consumidor cada vez mais crítico e consciente quanto às ações das empresas, aqui tivemos a transição entre o marketing tradicional para o digital. O foco dessa versão era apresentar novas ferramentas para atender os clientes em pontos de contatos híbridos durante toda a jornada de compra;
  • Marketing 5.0 – analisando as evoluções das versões anteriores, o marketing 5.0 não traz mudanças tão diferentes, mas ainda sim é uma versão significativa, porque ela vai ao encontro do novo cenário deixado pela pandemia, onde mudaram comportamentos, percepções e modo de consumo das pessoas.

Qual a importância do Marketing 5.0 para o mercado?

Cada vez mais os clientes preferem negociar com empresas que os representam, podemos ver isso desde a versão do Marketing 3.0.

Mas essa identificação de valores vem ficando mais forte e por isso o que as marcas defendem também tem ganhado peso, seja positivo ou negativo.

Seguindo esse contexto, o Marketing 5.0 pode comunicar a todo o público envolvido que a empresa se insere na realidade atual e está pronta em contribuir para um mundo melhor para todos.

Para fazer com que a sua marca faça parte dessa nova versão do marketing, você precisa primeiro agregar a tecnologia à humanização da estratégia, e desenvolver para onde seguir a partir desse ponto, focando sempre no lado mais humano do negócio.

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