A nova tendência do marketing, que é o H2H, só surgiu porque as estratégias usadas até então não mostravam o seu lado humano e queriam apenas resolver a questão prática do negócio.
Foi possível ver essa necessidade de troca entre marca e consumidores quando elas passaram a estar presentes nas redes sociais, o diálogo usado com os consumidores precisava mudar.
A humanização do marketing B2B e B2C se transformou então em uma necessidade para qualquer negócio!
Já que estabelecer interações passa uma sensação de troca entre empresa e público, o que os aproxima. É algo essencial para construir um bom relacionamento e aumentar as chances de fechar negócios.
Descubra a seguir mais sobre o que é o marketing human to human, ou H2H, suas vantagens e como trazer essa estratégia para a sua marca!
O que é H2H?
O Marketing Human to Human, ou H2H, é o marketing que leva em consideração as pessoas e suas relações humanas.
Sua comunicação é feita de pessoa para pessoa, construindo uma relação de confiança a longo prazo entre a marca e os consumidores individualmente.
Mas não se trata apenas de entregar conteúdos e produtos que sejam relevantes, e sim, oferecer canais com um bom atendimento humanizado ao público.
O consumidor precisa encontrar na marca, mais do que uma relação comercial, e sim uma parceria na qual ele se sinta seguro em buscar ajuda quando precisar.
Qual a sua importância?
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O tipo de marketing H2H é tão importante porque muito mais do que atender as necessidades dos consumidores, a empresa precisa estar presente e fazer com que esse relacionamento não seja frio.
Mostrar que a marca se preocupa com o que o cliente pensa e precisa é cada vez mais comum nas redes sociais e nas campanhas publicitárias. Isso porque a estratégia traz vantagens à empresa dentro do mercado.
Além de que, humanizar essa relação pode ajudar no desenvolvimento da marca.
Existe a permissão para que falhas aconteçam, então a marca pode testar o quanto quiser, desde que seja para buscar o melhor para o consumidor.
Isso pode ajudar e fazer com que as outras estratégias de marketing, sejam elas digitais ou não, tenham mais sucesso e consigam resultados melhores.
Como implantar esse tipo de estratégia na minha empresa?
Confira algumas dicas para conseguir colocar em prática o H2H:
- Ofereça atendimentos personalizados
Para conseguir a humanização das relações é preciso primeiro conhecer com profundidade o público e construir um diálogo, com base nisso o atendimento personalizado pode ser criado.
- Tenha muitos canais de contato
Os consumidores precisam ter a possibilidade de conseguir acessar a sua marca com facilidade e de diversas formas. Isso atrai e cativa o público, já que o seu negócio pensa e oferece muitos meios para ajudar quando for preciso.
- Diálogo simples e leve
Seja do primeiro contato do consumidor, até o momento final, a conversa com ele precisa ser sincera e simples, sem qualquer formalidade, isso aproxima e faz com que o contato seja mais agradável e confiante.
- Crie laços afetivos com os consumidores
Uma vez que o sentimento fala antes da razão, deixe explícito os valores que a sua empresa preza e siga eles à risca. Isso torna a sua marca mais empática, trazendo mais sentimento por parte do público.
- Seja autêntico!
Invista em uma relação transparente, espontânea e franca! O público precisa se sentir seguro para levar essa relação adiante e confiar plenamente na sua marca.